segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Histórias do pletzl, onde tudo se resolve

A CONGREGAÇÃO, era o nome do grupo de idosos, que se reunia na esquina das ruas da Graça e Correia de Melo, para contar os mansses, que mudaram seu nível de vida aposentando-se.

Ioske tinha uma fabrica de maiô e calção de banho, durante anos; no verão, dizia ele, vendia como água, chegou a comprar uma vila de casas, que lhe dava bom rendimento, alugando-as. Mas tudo mudou quando uma bomba de hidrogênio explodiu no atol de Biquíni no Oceano Pacifico. Biquíni era o tipo de maiô importado dos EUA principalmente do arquipélago do Havaí; tamanho reduzido, fio dental, mostrava as nádegas da mulherada, principalmente as jovens. – Os machões, usavam calção lycra, mostrando o volume de sua genitália bem dotada. – Pedidos eram feitos a fabrica de Ioske, mas só Biquínis e calções lycra. Ioske ficou apavorado; tinha no depósito, grande numero de rolos de lâ para maiôs e calções. Foi obrigado a vender sua vila de casas.

Mendele, o malharista, faturava horrores, quando o inverno, se mostrava rigoroso, já em fins de Março. Com o tempo, mandou construir um prédio de apartamentos, cujos alugueis, abastecia Gitale, sua mulher de vestidos e jóias, e viagem a Poços de Caldas. Sempre lá, por quê? – dizia Mendele; As águas radiativas, Mendale, fazem bem a pele; Veja como estou mais nova, meus olhos claros, brilham, não notaste? – Sim notei, mas também notei que você não me pede amor, esquisito isto, não achas? – Não, dizia Gitale, no hotel tem o gerente, que satisfaz meus desejos. Desejos? – Como? – Mendale, você não compreende?
Compras para nossa casa, objetos de cristal, artesanato e que tais... O que não compreendo são os que tais... disse Mendale, e teve como resposta de Gitale; como você é burro.- Bem, brigas á parte, os invernos seguintes, se tornaram veranicos; pedidos eram suspensos, mercadorias vinham de volta,- dividas, teriam que ser pagas, ou negociadas; Mendele procurou corretores para vender seu prédio de apartamentos, e vendeu a preço de banana, conforme ele disse ao pessoal do pretezl e aqui estou; perdi tudo até a minha mulher; mas o que me faz mais falta não é mulher, e sim, meu prédio, que saudade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário