quinta-feira, 26 de março de 2009

Três décadas de paz

Folha de São Paulo 26/03/2009 - Pág. A3

A embaixadora de Israel, no Brasil, Giora Becher, em artigo escrito para a Folha; cujo titulo: Lições de Três Décadas de Paz, escreve:

“Hoje 26 de março, comemoramos o trigésimo aniversario, da assinatura do primeiro acordo, entre Israel e um país árabe, em 1979, os lideres de Israel, Begin, do Egito, Sadat, e dos EUA, Carter, deram um aperto de mão que poderia mudar a situação no Oriente Médio.”

Para alcançar acordo de paz com o Egito, Israel, tomou medidas sem precedentes, e devolveu o Sinai, correspondente a area de 91% ganha na guerra dos 6 dias, território 3 vezes maior que a área atual. Naquele local, Israel havia construído, cidades e aldeias agrícolas com mais de 7.000 habitantes. Hotéis, instalações militares e um campo petrolífero, cuja entrega significou o abandono da única chance de se tornar independente no campo da energia. Estrategista israelenses, poderiam pensar estarem fazendo um bom “negócio”, trocar terras pela paz, mas isso não se concretizou, a paz com o Egito, não se tornou base para a paz com os vizinhos, só a Jordânia aderiu. Mas Síria, Iraque e Líbano, se tornaram, base para movimentos terroristas, como o Hisbolah, Hamas na faixa de Gaza, todos eles patrocinados pelo Irã, que com o tempo, se tornará uma potencia nuclear, já que mísseis com alcance de 3 km. Já possui, sendo uma ameaça a segurança de Israel. O Armagedon está prestes a acontecer, caso os EUA e nações européias não intervenham, o Oriente Médio explodirá, e o caos poderá se expandir pelo planeta. Esperamos que a inteligência humana, não permita tal cenário

Nenhum comentário:

Postar um comentário