sexta-feira, 27 de março de 2009

Recado ao Irã

Folha de São Paulo 27/03/2009

Pág. Mundo –a15

Ataque aéreo a comboio no Sudão é atribuído a Israel

A fronteira com Egito seria rota de armas ao Hamas, analistas vêem recado ao Irã

Ataque em fevereiro foi divulgado ontem: premiê de Israel não confirma ação mas diz que o país”combate terror em qualquer lugar”

O premiê Ehud Olmert não confirmou a ação, mas disse que Israel ”opera em qualquer lugar onde possa atacar infraestrutura terrorista”.

“não há porque possa entrar em detalhes. Quem precisa saber, sabe que Israel pode operar em qualquer lugar.

Ontem, Washington negou ataque em solo sudanês. E blog da rede americana CBS News, divulgou que a inteligência de Israel, que contrabandistas levavam armas do Sudão a Gaza, via Egito e deserto do Sinai. ”em minha tentativa de entender a paz com Egito, com a devolução do Sinai, entre outras coisas, escrevi que, será que estrategistas israelenses sabiam o que poderia acontecer no futuro? Pois aconteceu; o governo egípcio, através do ditador Hosni Mubarak, deixou cair a mascara, ao deixar passar armamentos para os terroristas do Hamas, através de seu território, e do Sinai, este sim devolvido sabendo, Israel, que foi mal negocio, uma traição aos compromissos com a paz. Insisto em dizer, se a comunidade internacional quisesse, a paz no Oriente Médio já teria se concretizado anos atrás, mas tem um “mas” nesta história, petróleo e armamentos principalmente, que deixariam de produzir, perdendo alem de matéria prima e, recursos, sejam dólares, euros e o que for mais de prover seus interesses, já que vidas humanas, principalmente judeus , é o que menos os interessam, vai daí... . . Segue a historia, que futuramente terá muito mas muito mesmo a contar, para a posteridade... ... , .

Não me eximo de entrar nessa panela de pressão política; o governo de Israel, sempre afirmou, que; negociar com terroristas, é inconcebível; fica fora de questão, >”porque essa virada agora? Mudou sua posição? Para quem? Para platéia mundial? São 4 perguntas á fazer: . Os EUA temem que um ataque terrorista está prestes á acontecer, previsivelmente vindo do irã, que patrocina os radicais islâmicos – através de grupos auto-intitulados, Irmandade Muçulmana - no Egito – Hisbolá - no Líbano e Hamas - estacionado na faixa de Gaza, que faz fronteira com Israel, ”e agora José, diríamos nós brasileiros!

O premiê Israelense Ehud Olmert, exonerou ontem o general da reserva Amos Gilad da chefia das negociações de uma paz permanente com o Hamas, intermediada com o Egito. “é totalmente incorreto e pouco profissional um servidor publico atacar seu chefe publicamente” declarou um porta-voz de Olmert ao anunciar a substituição de Gilad. ”de repente eles [o governo] inverteram a ordem das coisas, de repente eles querem receber o cabo Gilad Shalit. Estão tentando ofender os egípcios? É assim que querem receber Gilad? Isso é uma loucura. ”disse ele ao jornal Maariv” (é incrivel que israelenses no geral, não procurem entendimento que eventualmente leve á um processo de paz permanente, pondo orgulhos reprimidos, de lado [não reconhecimento do Hamas] como parceiro confiável. ”são confiáveis? Digo “quando insistem em não reconhecer Israel”?

Fica a pergunta á espera de uma, talvez improvável resposta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário