quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Moisés

Folha de São Paulo 11/02/2009

São várias manchetes a comentar;

1ª. - Direita faz maioria parlamentar em Israel - partido centrista da Chanceler Tzipi Livni, é mais votado individualmente, mas Netanyahu, do Likud, reivindica formar governo.

“Em países democráticos, a disputa pelo poder Maximo, é renhida, em Israel não podia ser diferente. ”tem mais” ultra-direitista Avigdor Liberman desponta como 3a. Força, superando o partido trabalhista, agremiação dos lideres da formação do país. ”em minha humilde opinião, Liberman não deixa de ter razão; pensando bem: aproximadamente 4.000 anos atrás, o profeta Moysés, depois de muita luta e ameaças de praga sobre o Egito , convenceu o Faraó Ramses II, a libertar o povo judeu da escravidão, conseguiu; atravessando o mar vermelho [segundo o velho testamento] dirigindo seu povo pelo deserto do Sinai, ouviu muitos protestos, falta de água e comida, resolveu a situação, batendo seu cajado numa rocha da qual jorrou muita água, comida? Manás caíram do céu, mesmo assim o povo inconformado, bradava, no Egito apesar de escravos, a vida era melhor. Moysés inconformado diante da situação, subiu o monte Sinai, chegando no topo; curioso, viu as sarças ardendo - mas uma voz suave mas forte, pediu-lhe: talhe numa pedra, meus conselhos á seu povo: os 10 mandamentos, talhados em duas pedras, e guardados na arca da aliança, são os fundamentos da religião judaica; se bem que infelizmente pouco seguidos. Toda essa epopéia é contada repetidamente durante o Pessach [passagem] todos os anos; neste, cai no dia 8 de abril, a primeira noite, num ritual que se repetirá até a eternidade... Amen.

Interessante notar, que o profeta Moysés, perambulando com seu povo pelo deserto do Sinai, durante 40 anos, [talvez por um ato divino] - toda geração judaica proveniente do Egito, terá desaparecido, pois era uma mistura de crentes em, símbolos ou estatuas, ”estavam adorando um espécime de ouro, talvez uma vaca”não se tornariam dignos, de ver a terra prometida. Inconformado, já muito velho Moysés subiu no topo do Monte Nebo; para ver a tão sonhada terra de leite e mel, mas muito longe do que gostaria, e tanto lutara; morreu dias depois dessa visão de sonho e esperança, ”esperança” sim - Hatikva é o hino do moderno Estado de Israel.

Um comentário:

  1. Olá Luiz, é reconfortante num sábado destes, trabalhando, e sem querer achar um blog de alguem de 88 anos, ligado na blogosfera, atualizado e pelo que se nota, muito caprichoso com o que faz. Infelizmente tenho uma mãe de 87 que só fica deitada por opção e não por doença, o que muito me entristece... Meu cantinho anda também meio esquecido, perdi meu marido há exatos quatro meses (completando hoje) e tudo para mim perdeu um pouco da cor. Tenho um bom emprego (gerente de um grande restaurante em Itaguaí/RJ - www.botecocadena.blogspot.com), mas preciso mesmo caminhar novamente. Foi reconfortante, sem querer achar seu blog neste sabado chamado de ALELUIA!! Parabéns e até breve!!

    ResponderExcluir