sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Touro Sentado

  Folha de São Paulo 13/02/2009

Manchete pg. A11: ”Abaixo a Esquerda”

Netanyahu assume dianteira para formar o novo governo israelense.

Ex premiê oferecerá chanceleria e defesa a partido da rival Tzipi Livni, diz o jornal “Haaretz, o lider do direitista Likud deverá oferecer o ministério das finanças ao ultranacionalista Israel Beteinu e a chanceleria e a defesa ao Kadima, tirando a rival Tzipi Livni da disputa pelo posto de 1o. Ministro [só em Israel mesmo; caleidoscópio é a palavra certa, revolvem as pessoas, dos lugares em que se encontram, para lugares ou postos que pretendem, e assim comandar a política, segundo interesse, dos do postulante.

“Esse vespeiro político, em minha opinião não tende avançar propostas, que visem a clarear a opinião publica israelense, fica-se num status quo, que não interessa a autoridade nacional palestina, que sonha com seu estado, mas pelo andar da carruagem, vai continuar rodando a procura de seu destino e atuação, como diria Hamlet ”ser ou não ser. Será que ficaremos por aí? O cenário atual em Israel, não aponta para uma luz no fim do túnel - ou será que o trem da história vem contra, apontando sua luz, para mentes obtusas de ambos os lados. Há 200 anos atrás ”os peles vermelhas” lutavam contra os exércitos dos EUA, para ter seu território bem delimitado, para que pudessem viver construir suas cabanas, caçar e pescar, como faziam seus ancestrais, mas a chegada dos ”cara pálida” – assim eram chamados os conquistadores-colonos, -houve muita luta, seus guerreiros não conseguiam vencer, exércitos bem equipados -o jeito foi negociar a paz--assim fez: . O lendário cacique ”touro sentado” mandou um emissário ao General Sherman, para um encontro onde a paz poderia ser negociada. Numa clareira - na floresta, o general apareceu com seus principais oficiais; o cacique “touro sentado” já o esperava com seus guerreiros, houve um minuto de silencio que parecia não terminar. Sherman falou: estou pronto para ouvir sua proposta. ”Touro Sentado” compenetrado da importância de sua fala, disse; vamos fumar o cachimbo da paz: estou muito velho para lutar, meus guerreiros estão cansados.

Sherman penalizado, olhando o velho guerreiro, disse: em nome do governo dos EUA, estou autorizado a fazer a paz, diga a sua gente que prossiga com seu modo de viver, - nós americanos estamos convencidos da honestidade de suas propostas, mãos foram apertadas simbolicamente simbolizando a paz.

‘Pensando bem”; guardadas as proporções, seria viável, civilizadamente uma paz com os palestinos? - seria viável, se fanáticos religiosos islâmicos de todas facções, continuassem com suas 5 rezas ao dia á Alah e Mahomé, mas desistissem das 72 virgens no paraíso. Mas olhando para o horizonte, como é difícil acontecer esse evento, uma verdadeira miragem que se esvanece ao nos aproximar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário