terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Sobre Hitler

Folha de São Paulo 17/02/2009

Na pg. E8 do Caderno Ilustrada - lendo a coluna do jornalista João Pereira Coutinho - na parte final, me chamou a atenção um tópico: em 1939 - Hitler, dizia profeticamente aos seus generais: ”os nossos inimigos são pequenos vermes”. E acrescentava: ”eu vi os olhos deles em Munique”sobre as Olimpíadas ali realizadas em 1936” o ódio de Hitler era ver com seus próprios olhos; a derrota de seus arianos atletas, nas provas de 100 mts. rasos e 200 metros com barreiras, para um atleta negro americano; Jesse Owens, inclusive se retirou do estádio, para não cumprimentá-lo, após Owens receber as medalhas de ouro olímpicas. ”imagine vocês: atletas arianos”raça pura”? -não conseguiram vencer a impura raça negra - infelizmente nós brasileiros de etnia judaica, perdemos a única oportunidade: dele- Hitler, ter um ataque cardíaco fulminante; assim talvez, não teríamos de lembrar anualmente o Holocausto; a humanidade perdeu uma rara ocasião: ser civilizada!

Tem mais: num reduzido espaço abaixo; manchete: Holocausto - França reconhece responsabilidade - o conselho de estado, mais alta instancia judiciária da frança, admitiu”erro e a responsabilidade”do governo na deportação de 76 mil judeus franceses a campos nazistas, entre 1942 e 1944. A decisão tem precedente político - em 1995 o presidente Jacques Chirac admitiu a cumplicidade na deportação. Segundo comunicado, o estado ”já compensou as perdas ao máximo” obs. ”os sobreviventes agradecem tal iniciativa; não esquecerão jamais”... A associação que representa os filhos dos deportados “se disse satisfeita”

Sobre o Oriente Médio – Israel anexa Terras na Cisjordânia.

Contrariando compromisso assumido com os EUA de congelar a expansão das colônias na Cisjordânia. Israel confiscou 1,7 km quadrados de terras “palestinas”abrindo caminho para ampliar uma colônia perto de Jerusalém. A área declarada “terra do estado” é contigua ao assentamento de Efrat, e nela serão construídas 2. 500 casas. Ontem o líder direitista Benyamin Netanyahu, favorito ao posto de premiê, disse que sob um governo seu não haverá desocupação de terras. ”ob. ”ele não disse quais terras” <mais uma pequena noticia para mídia, ter que criticar>

[É interessante notar, que um país instalado em tão pequeno território, aproximadamente 20.000 kl. Qds. [a formiga e o elefante; titula o começo de meu livro] Israel, repito; é a formiga, diante a imensidão dos territórios árabes, ’o elefante” da história - sendo que um deles, Iraque, é território forjado, sem história, “genérico” cujos responsáveis, Grã Bretanha, muito ligada aos árabes pelo interesse em suas imensas jazidas de petróleo, deu-lhes esse presente; mas como Israel não tem petróleo, que interesse tem... Que digam os inimigos.

Outra coisa que ocorreu: sobre a Igreja Católica Apostólica Romana - “romana por quê? ”o cristianismo, começou com o nascimento de Jesus Cristo em Belém e; a partir de Belém o catolicismo se espalhou, portanto é mais que razoável denominar a nova religião de igreja cristã de Belém, será que algum papa tenha coragem”já que têm residência num suntuoso palácio denominado –vaticano - se mude para Belém, situado em Israel? <pensando bem: Belém não tem moradia de luxo, o que tornaria o papa, cardeais, bispos etc. Mais humildes com trajes e mais simples-“>, será que na simplicidade de seus trajes - chamariam, tanta atenção de seus devotos, do que-esculturas impressionantes – pinturas - ostensórios em ouro e pedras preciosas, imagem de um Jesus Cristo, ”loiro”de olhos azuis” e imagem dos apóstolos e santos, que mais impressionam do que a religião? [tenho minhas duvidas] mas chamando” Igreja Cristã de Belém simplicidade de seu nome, muito bonito e simpático por sinal teriam mais adeptos do que na vã filosofia. ”já dizia Hipócrates - penso então existo, ”é uma tese, que esperarei sentado, que a igreja. Sei. -um... . . Não consigo acreditar!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário