domingo, 15 de fevereiro de 2009

Reforma na Igreja

Folha de São Paulo 15/o2/2oo9

Manchete: Papa faz “Reforma Parcial” do Concilio Vaticano 2º.

Busca por negar aspectos da “modernização” da igreja leva a criação de conflitos - “a perseguição dos judeus durante a inquisição, torturando-os –com essa atitude medieval, a igreja criou os chamados cristãos novos”-os que por princípios religiosos não se convertiam eram queimados em fogueiras para se purificarem. A igreja tinha um fanático na Espanha-Torquemada, que fazia jus a seu nome - gostava principalmente de queimar os judeus, e assim satisfazer o papa da ocasião e obter seu beneplácito.

Outro exemplo: em 1510, o astrônomo Giordano Bruno, em sua tese, afirmou que a terra não era o centro do universo, pois a terra e os planetas é que giravam em torno do sol. O tribunal da inquisição, foi imediatamente convocado-e Giovani Bruno a frente dos inquisidores; foi obrigado desdizer essa heresia, mas em voz baixa, murmurou: “e pur se muove”.

O atual papa Bento XVI não teve jeito, ”teve que atualizar a igreja, modernizando-a”entre nós; muito a contragosto, mesmo sabendo o obvio - mas supostamente é um renitente apostolo” da congregação pela santa fé”, que através de seus carrascos - Torquemada, é o mais citado pela sua incrível brutalidade - torturava pessoas pelo simples fato de serem judeus, que não renegavam

Sua religião- eram torturados e levados á fogueira-“vejam só” para se purificarem –muitos se converteram “os chamados- cristãos novos”eram mais fracos, não agüentavam a tortura, e a fogueira os apavorava-esses fatos aconteceram há vários séculos atrás - mas estamos no Século XXI? Ou o papa prefere regredir a idade media? A “modernidade não deixa” estamos mesmo, isso é um recado aos ignorantes e fanáticos religiosos, sejam: judeus-cristãos ou islâmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário