terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína

A gripe suína é matéria de meu blog.

A Folha de São Paulo - em manchete de capa; OMS alerta sobre gripe suína

Para a organização, possibilidade de pandemia cresceu, mas ela é evitável; Brasil tem 11 pessoas em observação - depois de confirmar 73 casos de gripe suína em 4 países (México - EUA - Canadá e Espanha) a OMS (organização mundial de saúde) decidiu aumentar seu nível de alerta pandêmico de 3 para 4, em uma escala que vai até seis.

A fase quatro indica que o vírus mostrou capacidade de transmissão entre humanos e causar surtos de contágio. "a possibilidade de pandemia aumentou, mas ela não é inevitável", afirmou a diretora-geral da OMS Margaret Chan.

O vírus, agora suspeito de causar mortes, no México e casos não letais no EUA - foi identificado como subtipo A/H1N1. Ele contém elementos genéticos típicos de vírus aviários, suínos ou humanos. Transferiu-se de porcos para pessoas provavelmente por contato de criadores com a secreção nasal dos animais. Teme-se que o mesmo passe ocorrer em escala maior em seres humanos, que vivem em contato mais estreito.

Pandemia semelhante; a gripe espanhola ocorreu após o fim da Primeira Guerra Mundial - afetando e matando 50 milhões de seres humanos, em todos continentes, e chegou ao Brasil. O Rio de Janeiro foi atingido; muitas mortes ocorreram,; na Guanabara onde morávamos e nasci, minha mãe também foi atingida, mas um tratamento médico adequado salvou-lhe a vida, graças a bons espíritos ou intervenção divina, Amém. Morreu em São Paulo aos 96 anos em 1991. Que sua alma e a de meu pai - sejam abençoadas; eles merecem, assim como todas pessoas de bem.

Depoimentos no Senado

Mudando de assunto - hoje, assistindo a TV Câmara e posteriormente a TV Senado, o deputado Marcelo Itagiba, fez um pronunciamento no plenário, contra o racismo e a favor do povo judeu, sempre visado por anti-semitas - olhando para o presidente da Câmara, Michel Temer, e ao plenário, não ouviu comentário, a favor ou contra, fazer o que; poderia esperar o que? É previsível.

No senado, pediu a palavra o senador Eduardo Suplicy, para uma comunicação importante; ostentando e lendo uns papeis, (me surpreendeu o conteúdo) sobre a vinda ao Brasil a convite, e aceito; o presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad, chegará dia 6 de maio. Segundo o senador, sua presença, insulta a Comunidade Judaica, pelo anti-semitismo arraigado, e pregando a destruição do Estado de Israel. Dispenso comentar. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário