terça-feira, 19 de maio de 2009

Algumas notícias curtas

Navi Pillay, mestre e doutora em Direito pela universidade de Harvard, é alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Foi a primeira mulher não branca a atuar na Suprema Corte da África do Sul. Falando num auditório repleto de representantes de varias nações, entre elas algumas árabes, disse: “Apesar de décadas de mobilização, a verdade é que o racismo persiste. Nenhuma sociedade rica, ou pobre, está imune”.

Os atos deploráveis de uns quantos mancharam a reputação de todo processo, (de paz) desde 2001 até este ano. Dez estados-membros da ONU, incluindo Canadá, Israel, EUA, Austrália, e Nova Zelândia, e de 5 dos 27 países da União Européia, decidiram não participar do encontro de Genebra, que foi convocado pela Assembléia Geral da ONU para analisar a aplicação da Declaração e Programa de ação de Durban, o documento final da conferencia de 2001.

A ausência desses países revelou-se preocupante quando no primeiro dia da conferencia, o Presidente do Irã Mahamoud Ahmadinejad (talvez ele próprio, não simpatize com o próprio nome), pronunciou um discurso em que atacava Israel, os EUA, e outros estados ocidentais, utilizando o fórum da ONU para despejar sua raiva canina. Esse sujeito desprezível é que deveria sumir do Irã: a maioria dos iranianos o despreza; talvez nas próximas eleições em junho ele saia com o rabo entre as pernas, rosnando como um cão furioso. O antigo Presidente do Irã Mohamad Khatami, é o mais provável vencedor das eleições. Esperamos que esteja mais pronto ao diálogo.

Noticias rápidas: cai subsecretário de Brown. O subsecretário da justiça Shahid Malik, (até ele?) foi afastado provisoriamente do cargo até que seja concluída investigação sobre suposta violação de Código de Ética (lá como cá) a que estão sujeitos todos ministros britânicos. O Reino Unido vive crise política provocada por escândalos de malversação de verbas (e vocês, pensando que essa safadeza só existe no Brasil?). Como no Brasil, ele alega não ter feito nada de errado! "ora pro nobis" nossos políticos não são únicos. Olha espelho meu, existe alguém mais safado do que eu? Existe sim, como diz o Presidente Lula, todo mundo faz! Um abraço.

Espera um pouco, que pressa, mais uma de um representante da Igreja Católica.

Na Folha de S. Paulo, 17/05/09 uma pequena nota: D. Hélder triste diante da bancarrota da economia da arquidiocese do Rio, que comprou um apartamento de r$2,2 milhões. Dom Hélder Câmara foi visto no palácio S. Joaquim cantando uma paródia de uma velha marcha de carnaval composta em sua homenagem: "obrigado reverendo, Deus lá do céu está vendo, a nossa decepção". Me dei o "trabalho de guardar essa pequena notícia" para os que duvidem que a Igreja católica também está sujeita a alguns escândalos. Recentemente o Vaticano teve que pagar bilhões de dolares, para não ser acionado na justiça em casos de pedofilia; caso fosse, as mães inconsoláveis pediriam valores tais, que o Vaticano teria que de ir a leilão ou penhorado para pagar as dividas de seus nobres representantes. Aos meus leitores virtuais, um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário