terça-feira, 12 de maio de 2009

“Uma Viagem Insólita”

Mônica Bergamo, em trecho de sua coluna, pg. E2 Ilustrada, cujo titulo “Exportação”, me atrevo a mudar para "Uma Viagem Insólita" e explico por quê:

O Presidente Lula tem hábitos diferentes a quem ocupa o cargo mais importante da República. O Brasil com tantos problemas; principalmente escândalos vindos do governo, - todos políticos com raras exceções, tem contas a prestar através da CPI - estamos a espera pois tal "acontecimento" é na sua prioridade e na dos implicados, é o que menos interessa. Mas o que interessa mesmo é continuar como está...

O colunista Clovis Rossi, no fim de sua coluna cita: “não vamos esquecer que, tanto no final do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, como idêntico período de Luiz Inácio Lula da Silva, (pesquisas Datafolha) mostravam que algo em torno de 80% dos eleitores enxergavam corrupção em um e no outro governo. Não obstante, ambos se elegeram até confortavelmente.

“Enxergavam corrupção em um e no outro governo. Não obstante, ambos se elegeram até confortavelmente”. Tradução inevitável: parte do público “se lixa” para a corrupção. O deputado federal Sérgio Moraes - falando sobre direitos – (eles me substituem, eu entro no tribunal e vou buscar meus direitos. Lá não é casa de moleques). Tal deputado inquirido por repórter, sobre a opinião publica, o que tem á dizer? O deputado: “eu me lixo para opinião publica; eles reclamam; eu sou eleito”. É preciso dizer mais: é uma lastima, eleitores desencantados lamentam. Mas o povo brasileiro, espera que nas próximas eleições - "candidatos com ficha suja" não sejam eleitos; assim possamos respirar e não lamentar..

Hoje assistindo a TV Senado; foi a tribuna o senador Paulo Paim - PT Rio Grande do Sul. Em seu pronunciamento em defesa dos aposentados e pensionistas, disse: amanhã dia 13, as 9 horas da manhã será levada a Câmara dos Deputados projeto de lei, "de sua autoria" já aprovado no senado, (veto do fator previdenciário) para votação aberta. <Fica um suspense> será que deputados ligados ao governo, aceitarão voto aberto? Caso aceito, o veto poderá será aprovado. Os aposentados e pensionistas gritarão, “aleluia”. Caso contrario, os deputados perderão seus mandatos na próxima eleição.

O deputado federal, Arnaldo Faria de Sá faz da defesa dos aposentados, base de suas sucessivas reeleições; é uma conta corrente política para eternizar seu mandato; defesa de aposentados e pensionistas? É para pensar; em suas mais de 160 viagens ao exterior (efetivamente contabilizadas) não tem tempo, pois visitas constantes a Paris, a Torre Eiffel tira sua atenção Portanto...

Que me desculpem, <meus virtuais leitores> fugi de um texto – sobre a coluna de Mônica Bergamo, que chamei de “Viagem Insólita”. - "Que me desculpe a Mônica Bergamo".

Até setembro, Lula receberá 10 Chefes de Estado; - - mas...visitará 13 países e regiões - eu não sabia que o moderno e democrático estado de Israel, na opinião de Lula e acompanhantes, principalmente o ministro do exterior Celso Amorim, que já esteve em Israel, durante o conflito em Gaza, deu seu palpite - o Brasil espera que Israel retire seu exercito de Gaza - já tem muitos mortos e feridos, principalmente crianças. Faltou uma explicação: o exercito entrou em Gaza, para abater os islâmicos radicais do Hamas. Que insistiam em atirar seus foguetes sobre cidades israelenses, matando civis inclusive crianças, causando também danos materiais. Israel não deve explicações; apenas se defende - um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário