sábado, 13 de junho de 2009

Findas as Eleições no Irã

Findas as eleições no Irã, venceu o que se esperava: Mahmoud Ahmadinejad venceu e com ele como Presidente voltaremos às trevas? Não! A civilização não permite.

Segundo a mídia, grande parte da população esperava a vitória do moderado Mir Hussein Mousavi, mais ligado ao Ocidente, a seus costumes, ao modo de viver, estudar, avançar em conhecimentos, sejam científicos ou culturais. Enfim, uma vivencia moderna mais civilizada no que tange aos homens, mulheres e liberdade para todos, independentemente de ser religioso ou não. Em suma, o Ocidente como ele é!

Bem, a opção pelo conservadorismo prevaleceu. É um direito de seus eleitores, gente simples “como Ahmadinejad" que vive na periferia. O Presidente vivia ali, perto no bairro de Narmak, de classe média baixa, operária, até se tornar Presidente. Vizinhos contam que o vencedor da eleição de ontem, insistiu em continuar morando ali, no meio do povo, mas atividades do cargo para o qual foi eleito não permitem, usando como sempre trajes simples.

Ahmadinejad não teve alternativa: Por motivos de segurança teve que sair.

Voltando ao passado, em Assis, uma pequena cidade Italiana, vivia o padre franciscano Francesco de Assis. Ele preferiu se despojar das riquezas de sua família aristocrática, vivendo na pobreza junto ao povo que o adorava.

Sentia-se bem. Era sua alternativa aos luxos da família Borguese, cujos escândalos abalavam o povo simples e pobre onde comida era sempre racionada para sobreviverem. Os aristocratas lhes davam migalhas, que eles desprezavam. Eram orgulhosos em sua simplicidade...

Mal comparando, Ahmadinejad é o iraniano franciscano, mas tem uma diferença – ele possui armas nucleares, que a civilização deste século não admite por razões muito simples - gostamos de viver livremente; é essa a diferença...

Nenhum comentário:

Postar um comentário