terça-feira, 21 de julho de 2009

Corrida Espacial

Ontem 20 de julho, marcou os 40 anos que astronautas americanos pousaram o Apolo-11 na Lua. - foi uma promessa do Presidente John F. Kennedy durante sua gestão, os EUA, poriam um homem na Lua em uma década. Mas não sobreviveu para ver sua promessa cumprida. Foi assassinado em 1963.

A URSS, foi a pioneira em lançamento de satélites. O Sputnik, foi o primeiro satélite a ser lançado, e depois de orbitar a Terra. O segundo foi lançado com uma cadelinha, Laika, mas não sobreviveu, ao orbitar a terra, mas latidos foram ouvidos. O terceiro levou o astronauta Yuri Gagarin, que orbitou a Terra uma vez e desceu normalmente em Rostow. O quarto lançou a primeira mulher astronauta, que depois de orbitar a terra, desceu em segurança.

Os EUA, lançou vários foguetes sem exito. Fez várias tentativas e acertou quando foi um foguete com a cápsula Mercury, o premiê russo Nikita Krushew, disse que o satélite americano era do tamanho de uma laranja. A guerra fria entre EUA e URSS estava acirrada; foguetes soviéticos estavam sendo instalados em Cuba. Era uma ameaça as portas dos EUA. O Presidente Kennedy deu um ultimato a URSS, caso não retirasse os foguetes de Cuba, reagiriam a altura. Uma ameaça nuclear ameaçava a humanidade. Navios soviéticos com mais foguetes estavam a caminho de Cuba, - receberam ordem de voltar a URSS. O mundo respirou.

A guerra fria continuou, Krutchew foi a ONU, fez um discurso, defendendo seu programa nuclear; instado a parar, tirou um sapato do pé, bateu na mesa, dizendo que os EUA são responsáveis, e que não desistiria de fabricar bombas atômicas, enquanto os EUA, continuassem a ameaçar a Rússia.

A corrida espacial estava instalada, os EUA, temiam que os russos mandassem um foguete a lua, com tripulantes. Felizmente ganharam a corrida, com o pouso da Apolo-11 e seus astronautas em 20 de julho de 1969. Os soviéticos mandaram robôs á lua, já que seus astronautas, ainda não tinham um treino especifico, para uma jornada mais longa. Os russos esperam mandar astronautas á Marte, em 2030, seis estão sendo preparados. Os EUA, não ficam atrás, pretendem mandar seus astronautas a Marte em 2020; está lançado o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário