quarta-feira, 22 de julho de 2009

Yossale compra uma Kombi

As historias de Yossale o caixeiro viajante.

Com dinheiro na mão, com a venda de sua caminhonete ao Manuel, Iosale foi a uma Concessionária da Volkswagen em busca de uma Kombi para viajar ao interior, bem abastecida de mercadorias.

Achou uma no Ipiranga, bairro próximo à estrada que passa em frente da montadora Volkswagen.

Era uma estratégia bem pensada: estando perto das montadoras, teria um preço melhor para negociar...

Entrou na Concessionária, foi passando pelos carros reluzentes, a luz ajudava; olhava um e pensava: este deve custar os olhos da cara; este é bonito, mas não gosto de cor vermelha - representa comunistas que eu detesto; este outro tem capota branca e é vermelho em baixo, só falta a suástica no meio - alem de alemão é nazista!

Um vendedor se aproximou perguntando, o senhor achou algum que lhe interesse? Iosale disse: - eu achei muitos, mas não gostei do preço e das cores.

O vendedor, homem de cabelos grisalhos, terno e gravata impecáveis, sapatos pretos lustrosos, falou; Mas senhor, como não gostou do preço? Olhando ao redor, nenhum carro estava com tabela de preço; não vejo o preço sobre qualquer carro no estande. Yossale, não precisa de tabela de preço, é só olhar e ver que ele é muito caro. O vendedor; o senhor tem condições de avaliar o preço de carros? Yossale, sim, estou no ramo de negócios á muitos anos. No ramo de automóveis? - não, disse Yossale, meu negócio é outro. - o vendedor, meu senhor, posso saber que negocio? - sim disse Yossale, negocio com shmates. O vendedor, não compreendi, o senhor falou uma palavra que não entendo. - Yossale, essa palavra se refere a varias coisas que eu negocio, principalmente a prestação. O vendedor, me desculpe; o senhor é judeu? - Yossale, porque você acha que só judeu vende a prestação? - os árabes, turcos e outros, também vendem a prestação, e vocês alemães também. O vendedor, não sou alemão, sou brasileiro, e nós vendemos em varias parcelas de acordo com o cliente. - Yossale, bem, estamos de acordo, parcelas e prestação, é a mesma coisa. Mas com nomes diferente, não acha? - sim, disse o vendedor, somos uma empresa, em nossos negócios, parcelamos o saldo, e não, - vou usar essa palavra que não gosto, não "prestacionamos o saldo" até que enfim o senhor entendeu; eu vim para comprar uma Kombi à vista. E não à prestação ou parcelas como o senhor disse, tudo bem? - sim, disse o vendedor, mostrando cansaço, rosto avermelhado, nunca em sua vida como vendedor, encontrou um cliente a sua altura, perguntou; já escolheu sua Kombi? Espera aí, disse Yossale, a Kombi ainda não é minha, quero saber o preço, depois escolho. - o vendedor, pensando com seus botões, - que cara duro para negociar? Bem vamos ao sacrifício. - e falou, escolha a Kombi, e eu dou o preço á vista, como o senhor quer; como Yossale já tinha escolhido a Kombi e a cor preferida, falou, ainda não escolhi, mas aquela de cor creme é zero quilometro? - só trabalhamos com zero quilometro, o preço á vista é 50 mil, mal acabou de falar, - Yossale respondeu, "Main Gót" - o que? Que palavra é essa? - disse o vendedor; - Yossale, quer dizer Meu Deus, com esse preço eu compro uma casa. O vendedor, eu ouvi, duas palavras estranhas, não uma frase completa. Yossale, "Goiche Cop" - eu explico; quis dizer em minha língua Iidish.

Língua que falamos em todos os lugares e países. O vendedor, a entendi, é a língua de seu país, Israel? - não, eu vi a luz do dia aqui, em S. Paulo, portanto sou Brasileiro, não São Paulino ou Corintiano entendeu? . A conversa ia se arrastando, e o vendedor queria vender logo a Kombi, e se livrar desse cliente que o deixava nervoso com suas perguntas; o preço da Kombi é esse, porque tem portas corrediças. E não as convencionais, que se abrem para fora. Yossale, para mim, tanto faz, se as portas se abrem para fora ou são corrediças mentalmente ele sabia que as portas corrediças, são mais praticas, principalmente para colocar mercadorias, e pega-las para mostrar aos fregueses. O que me interessa é o preço, e eu pago á vista em dinheiro. O vendedor, só aceitamos pagamento em cheque, o senhor sabe, por causa dos ladrões, e visados pelo banco, caso visado, fazemos a nota fiscal, e o senhor leva o carro na hora. Yossale, esse é o problema, eu tenho um pouco de dinheiro aplicado em ações, e em banco, um pouco em conta corrente, - tenho cheque sim, mas deixo em casa por causa dos ladrões, daí? - o vendedor já exaltado; e quanto o senhor tem em conta corrente, se tiver o necessário, fazemos o negocio depois do senhor ir para casa e trouxer o cheque em nome da empresa, e cruzado, - sabe, por causa dos ladrões.

Yossale, já prevendo um bom negocio, disse eu disponho em conta corrente mais ou menos 30 mil, é o que tenho, aceita? - o vendedor, já gritando, vejo que o senhor não quer fazer negocio, com esse saldo, 30 mil nem pensar. Yossale, não se intimidou, "pensou, como ganhei 10 mil a mais com a venda da caminhonete, vou acrescentar os 10 mil de lucro, sobre o lucro que ganhei, fez sua proposta final, para fazer negocio, vamos rachar a diferença de 20 mil, 10 mil a mais, estou pagando pela Kombi. 40 mil em cheque, tudo bem? O vendedor com o rosto suado, e cansado, foi ao diretor da empresa com a proposta; o diretor, pensou, e disse; bem Chico, era Francisco o nome do vendedor, ainda não vendemos nada até agora, quase cinco horas da tarde, vamos aceitar a proposta, é quase o preço de custo dessa Kombi, se você aceitar receber não 4% de comissão, e sim a metade 2% aceita? Que remédio, não agüento mais esse cara, aceito, fazer já que, hoje não ganhei nada, - 2% sobre 40 mil, dá 800 já é bom negocio. Negocio feito para os dois, Yossale, pensou, só a Idishe Kop como eu para fazer um bom negocio. Foi a um restaurante Kasher e pediu Guefilte Fish com Cartofel e a Yuch com lokshen. Depois de tomar uma taça de vinho. Tim tim...lechaim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário