quarta-feira, 22 de julho de 2009

Yossale e o dia em que a rua 25 de março fechou

Yossale, já a bordo de sua Kombi, rumou para 25 de março, lá chegando, viu todas lojas fechadas, estranhou, viu o calendário que trazia sempre no bolso, falou consigo mesmo, hoje não é feriado, porque a 25 está fechada? - foi a uma banca de jornais e perguntou ao Zé, dono da banca; Zé, porque nesta rua as lojas estão fechadas? Zé, soube pelo Jalil, que hoje vinha um judeu chamado..espera um pouco, foi a procura de um caderno, onde marcava recados de fregueses aos logistas, e vice - versa, estava escrito; Yossale o judeu vem hoje aqui, para compras,

O Zé não sabia, mas essa era a senha, para fechar as lojas, motivo? O tempo que ele passava na loja negociando e pechinchando o preço das mercadorias dava para atender 20 fregueses, e isso dava prejuízo. Portanto... O Zé, não percebeu, mas Yossale olhando por cima do ombro dele leu a tal senha. Ah é, disse ele, vocês vão me pagar; - pensou no Plano B, - era seu plano de emergência, caso encontrasse alguma loja fechada. Encostou sua Kombi novinha em folha em frente de uma grande loja. - pegou os óculos e uma revista que comprou na banca do Zé, um premio pela informação, abriu em uma pagina onde se lia "como fazer bons negócios" ficou lendo. O gerente da loja onde, em frente estava estacionada a Kombi, viu pela câmera de segurança, um possível fregues. Suspendeu a porta de aço, saiu como não quer nada, e se dirigiu a Kombi. - Karam, era o nome dele, pois as mãos no rosto, não acreditava no que via; o Yossale de carro novo? - deve ter ganhado na loteria, está cheio de dinheiro pensou; mas o que Karam não pensou, - na estratégia do Yossale; e gritou, amigo Yossale, você de carro novo, ganhou na loteria? , - Yossale triunfante, fisguei o cara, ele acha que ganhei na loteria, mas vou mostrar, que dinheiro não é tudo; "imagina se dinheiro não é tudo, pensou; com ele você consegue transar até com a miss universo" - o Karam, eu não ganhei na loteria, apenas vendi minha camionete que já era uma lata velha, e com um pouco mais de dinheiro comprei essa Kombi.

Antes que Karam falasse; disse, esse negócio me limpou os bolsos, fiquei com muito pouco dinheiro, mas como preciso de mercadoria, você pode me vender alguma á vista? - lógico Yossale, vamos entrar na loja; o que você quer comprar?

Yossale, um momento, tenho marcado na minha agenda: botões de madrepérola, tamanho G, com 4 furos, e tamanho M, com 3 furos e tamanho P com 2 furos.

Só isso? - calma Karam; preciso pano de Tricoline 2 por 2, cor branca. Karam, mais o que? Tricoline branca com listas preta, para corintianos. Sim estou anotando, e mais? Tricoline verde para palmeirense, sim, mais o que? Para camisa São Paulina, você tem tricoline preta/vermelha e branca? Sim tenho, mais o que? Bem para o Santos, serve o mesmo pano do Corinthians, então quero dez peças de cada. Os outros que falei, só 5 peças de cada time. Karam, já prevendo um grande pedido falou: esses times, como Corinthians, precisam pano mais forte para calção. Yossale, sei disso, sou corintiano, "Karam, era palmeirense e perguntou; o Palmeiras, é todo verde. Camisa e Calção; sei disso falou Yossale, verde de raiva?

Karam louco da vida, falou uma palavra árabe, que Yossale conhecia muito bem; e extravasou, não precisa ficar com raiva, o palmeiras, as vezes ganha do meu Corinthians, é zebra fazer o que? - no caixa, Kallil, o dono da loja, gritou; vocês estão negociando ou discutindo futebol, Karam, eu te pago bom ordenado como gerente da loja, para ajudar os vendedores para vender o máximo que puder, OK? Sim, seu Kallil, como nosso freguês o Yossale, está fazendo um bom pedido, eu dou uma ajudazinha..."Yossale, falando baixo, é o que você pensa" - Karam, bem mais o que? ´ - meias brancas para os jogadores, e chuteiras. - Karam, fazendo brincadeira, e para o juiz, apito, conjunto preto ou conjunto, calça preta - camisa amarela? - Yossale, Karam você está brincando comigo? - juiz compra sua própria roupa, e de acordo com o jogo que vai arbitrar. - Karam, arbitrar? Yossale, gostei, você está falando difícil? - não Karam, já que você não entende, eu quis falar, apita conforme lhe pedem e pagam por isso, mais uma coisa, não todo juiz que faz isso, ainda bem, mais, já houve casos. Kalil, nervoso com essa conversa, resolveu entrar no jogo; vocês, sabem que no tempo da segunda guerra, o Palmeiras se chamava, Palestra-Itália e o São Paulo, Club Germânia? - foram obrigados por causa da guerra, disse orgulhoso de sua cultura futebolística, vamos fechar o negócio, já são 18 horas. - então tudo resolvido, disse para os dois litigantes? Ainda não, disse Karam, fazendo as contas, meu caro Yossale, o total do pedido deu, espera um pouco, estou esperando falou Yossale; calculadora na mão falou: total r$45.056,87, Kallil, dá um desconto de... 6, 87, assim arredondamos a conta, tudo bem? Yossale, Du Bist a Ganev, seu turco; Kallil, eu sou árabe não turco e você? Yossale, eu sou judeu/brasileiro e corintiano. A é, gritou Kallil, você perdeu o desconto. - Yossale, pegou uma pequena pasta no balcão, uma boa noite senhores e ia embora, ..quando ouviu Kallil gritar, está bem lhe dou o desconto, tá bem? - não tá bem, já que vocês perderam meu tempo, quero desconto de 20% - Kallil, quase desmaiou, vocês judeus não tem jeito, pechincham, pechincham e ainda querem desconto, assim eu vou a falência! - que falência que nada, sempre comprei em sua loja e tive desconto, e você nunca foi à falência, e mais uma coisa, troca de carrão todo ano, e eu só quando meu carro não mais nada, e vendo e compro outro com o suor do meu rosto. Kallil dá um cutucão em Karam, e lhe diz no ouvido, dá 5% de desconto, e vamos acabar com essa conversa, já está ficando noite. - Yossale, percebeu o cutucão, e a conversa no ouvido, disse, é verdade está ficando noite, eu preciso ir urgente á sinagoga para falar o Kadish por meus pais, tchau, - Kallil e Karam correram até a porta, seguraram o braço de Yossale, - sentimos muito pelos seus pais, em nome deles damos os 20% de desconto, certo? Yossale, com lagrimas nos olhos, "ele tinha um dente de alho no bolso, bem embrulhado em celofane por causa do cheiro" e usava quando fechava negocio com bom desconto, " disse. Obrigado pela atenção, abriu sua maleta, pegou a calculadora e descontou 20% sobre 45 mil reais, teve um ganho de 9 mil reais, pagou 36 mil em dinheiro, Kallil, não conteve um peido, como fedia?

Recebeu o dinheiro e disse até “a volta seu judeu”. Yossale, tirou o celular, “Pai, dentro de meia hora vou jantar com voces, fiz um bom negocio, vou passar na Menorah, para comprar Chalá e Hering e Pão Preto, vocês precisam mais alguma coisa?”

Não filho, está anoitecendo venha logo, vamos falar um Brachá, um Shabat Shalom a você, venha logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário