segunda-feira, 13 de julho de 2009

Um velhinho conta uma história

São Paulo 13/07/2009
Ano 2050 - um velhinho conta uma história "como foi ser Presidente da República: num apartamento em S. Bernardo do Campo - S.P. Um senhor aparentando aproximadamente 100 anos de idade, conta á seus bisnetos e outras crianças, que já foi Presidente da Republica.
Meninos e meninas ficam espantados, surpresos; o senhor foi Presidente da República? - fui sim há 40 anos atrás, porque a pergunta? - minha bisavó Marisa disse que o senhor trabalhou como torneiro mecânico e presidiu um sindicato de metalúrgicos. Um dos meninos interrompe a conversa e diz: “Presidente de Sindicato não é Presidente da República”. O velhinho sorrindo, responde: têm razão, meus queridos, mas me candidatei várias vezes, fui derrotado, mas sempre teimando ser presidente, me candidatei outra vez, ganhei a eleição e a Presidência da República. Uma menina incrédula, pergunta; foi tão fácil assim? - não menina, não tão fácil como você disse, tinha vários candidatos mais preparados do que eu, mas eu prometi ao povão muitas coisas: 10 milhões de casas para famílias pobres, emprego para dez milhões de desempregados, e Bolsa Família para quem não tinha casa nem emprego, e muito mais. Um bisneto curioso fez outra pergunta; esse muito mais que o senhor acabou de falar, o que era? – Simples, menino, prometi a senadores e deputados e alguns puxa-saco... Outro interrompe, naquele tempo tinha puxa-saco? - o velhinho: puxa-saco sempre tem, é só dar o que eles querem. Uma menina curiosa; mas o que eles querem, se já têm casa e comida emprego? - o velhinho, tinha muita gente, muito político que pedia dinheiro para apoiar meus amigos e meu governo, então eu dava uma mensalidade de milhares de reais, assim mantinha meus amigos e meu cargo de Presidente. Outro menino pergunta; quem é amigo, só pede dinheiro quando precisa, políticos não precisam de dinheiro, pois ganham muito bem, tem cota para celular, tem gabinetes com assessores, principalmente parentes, que ganham mais do que o sindico do prédio, do que professores, principalmente de universidades, cota para viagem com suas mulheres, e parentes mais chegados, tinham enfermeira, para casos de necessidade... O velhinho interrompendo, como é que você sabe tudo isso? - o curioso menino respondeu: aqui em S. Bernardo, tem muita gente, velha como o senhor, que diz que os anos mais felizes de suas vidas, era quando o presidente se chamava, Luiz Inácio da Silva. - naquele tempo, havia ministros... - no senado, 81 senadores, - "eu marquei no meu caderno escolar" e tinha na câmara 513 deputados, sendo que 300 eram picaretas, e outros aloprados, "marquei no meu caderno escolar", espera aí disse o velhinho; você não marcou no seu caderno escolar, que senadores e deputados que me apoiavam, recebiam além do salário, mensalidade maior do que o salário, e injustamente, os opositores diziam que era um mensalão, isso você não escreveu em seu caderno escolar. - o menino assustado, disse; é verdade, minha professora pedia sempre aos alunos que escrevessem, que políticos ligados ao governo eram agraciados com dinheiro extra, "e, isto é chamado mensalão? Eu não sabia. - Olhem crianças, dizia o velhinho, vocês não sabem muita coisa, com o tempo vocês vão aprender, é palavra desse velhinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário