quinta-feira, 9 de julho de 2009

Os primos Jacob e Jamil

Havia em Jerusalém, durante a segunda guerra mundial 1939 - 1945 duas pessoas que viviam negociando e discutindo.

O judeu Jacó e seu primo Jamil; eram primos por afinidade, pois eram semitas. Jacob tinha uma pequena loja de tecidos e roupas.

Jamil tinha camelos que negociava com os beduínos, mas tinha também muitas ovelhas que eram vendidas para abate; os árabes principalmente gostam muito de carne de ovelha, judeus, nem tanto. Para abater as ovelhas, tiravam a lã, que era negociada e vendida principalmente para Jamil, era base do trato e do negocio; - Jamil, tinha funcionários para manusear a lã, e fios enrolados devidamente eram levados ao tear, produzindo tecidos de lã, que eram comprados por Jacob, após muita negociação. Discussões sempre havia, mas não deviam por a mãe de ambos no meio pois isso é muito feio. - pondo a mãe de ambos de lado afinal era realizado o negócio. Jacob astuto como bom negociador, ganhava sempre, pois era o único negociante que pagava à vista, como pedia Jamil. Assim "caminhava a humanidade" naquela pequena cidade, sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos. Jamil não se conformava: vender a lã para um judeu? - não havia jeito, pois o jeito era negociar com pessoas e não religiões; Jacob o judeu lhe pagava á vista, os beduínos compravam camelos, e comiam a carne de ovelha devidamente preparada pela mulher de Jamil, cujo nome, Fátima, - presumia Jamil, era o nome da filha do profeta Maomé, assim lhe diziam, e ficava orgulhoso.

Dias, semanas e meses se passavam. A guerra não terminava, Romell chegou com seus exércitos às portas do Egito, mas foi derrotado por tropas britânicas comandadas pelo general Montgomery, que empurrou - as de volta para o norte da áfrica. Romell pediu socorro a Hitler e foi atendido, voltaram para França ocupada. - Jamil estava preocupado, afinal Jacob era seu freguês e amigo, se os nazistas chegassem a Jerusalém, Jacob e sua família seriam presos, quem sabe mandados a campos de concentração e assassinados. Jamil podia negociar e discutir com Jacob, afinal fazia parte do jogo, ambos eram bons comerciantes.

Mas matar, não lhe passava pela cabeça, eram primos e o alcorão não permite violência e sim veneração ao profeta. - com a retirada dos exércitos nazistas, Jamil e Jacob fizeram um pacto; vamos agora como de costume negociar, um pouco prá cá um pouco prá, cada um ganha o seu. Finda a guerra com a derrota dos nazistas, Jamil foi a casa de Jacob, se cumprimentaram se abraçaram, tomaram um chá pela paz. - aí surgiu uma questão; o mandato britânico sobre a chamada Palestina tinha terminado. Retiraram seus exércitos em 1947 após a resolução da ONU pela partilha, em dois estados; estava confirmada a existência de Israel como estado independente e soberano. Estado palestino? - não, representantes árabes se retiraram em protesto, quiseram todo território e ficaram sem nada. Mas a paz selada por Jamil e Jacob, estava confirmada, não por votos, mas sim por um simples aperto de mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário