terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aventuras de Iossale

As aventuras e negócios do caixeiro viajante Iossale, e o dia que a 25 de Março não fechou!

A Kombi de Iossale chegava à 25 de Março, quando sirenes tocaram. Iossale surpreendido prosseguiu e entrou na 25; comerciantes e seus funcionários foram à frente de sua lojas; esperaram Iossale sair da Kombi para interrogá-lo; Iossale é um negociante e não meliante, portanto perguntou; O que é isso?, Alguma festa? Kallil, o proprietário da loja onde Iossale estacionou sua Kombi falou: não, aqui não é reduto para festas e sim para negócios; Pois é isso que vim fazer aquí disse Iossale, não festas, mas negócios.

Kallil franziu o cenho e disse; já fazemos muitos negócios, não precisamos de você, ainda mais um Judeu! - Iossale tinha sangue frio, mas a menção de sua etnia o exaltava, partiu para cima do Kallil, apontando-lhe o dedo para o rosto, disse; eu nasci aqui em São Paulo, o Brasil é minha terra de nascimento, sou brasileiro e judeu não praticante, e você? Kallil recuou, pensou em sua terra natal, Síria e a Capital Damasco onde nasceu e replicou; - eu estou ajudando muitos brasileiros, os funcionários de minha loja, dando-lhes emprego e pagando em dia seus salários e você? - Iossale não perdeu a deixa; são os fregueses de sua loja que pagam os salários de seus funcionários, fazendo compras, pechinchando como é meu costume, comigo comprando, seu lucro pode ser no máximo, 10 ou 20% e não 80 á 90% como você, - desculpe, me excedi, seu gringo. Eu gringo? gritou Kallil, sou sírio, e árabe, entendeu, seu judeu? - Desta vez, a "calma, os batimentos cardíacos a pressão sistólica, foram para o espaço; Iossale, suando frio, tentando manter a calma", respondeu diplomaticamente; Veja Kallil, pense bem, Eu tenho parentes em Israel, e seus representantes no Knesset, tentam negociar a paz com os representantes da OLP, certo? São árabes como você, certo? - Kallil, até aí estamos de acordo; Iossale, se você que é árabe está de acordo, porque os árabes da OLP, não entram em acordo? - Kallil, coçando a cabeça disse; afinal você veio á fazer negocio comigo ou negociar a paz com Israel? - certo? Claro, disse Iossale, posso negociar com você Kallil; mas entre nós,- Jerusalém não faz parte do acordo de paz, é inegociável, certo?; - Kallil, querendo acabar de uma vez com a discussão disse: está bem, está certo: vamos negociar? - Até que enfim, disse Iossale para si mesmo, consegui abrir a negociação. Pena que dessa vez não era a Paz em Israel...

Um comentário:

  1. ... e pensar que estas duas culturas são das mais antigas na arte da negociação...

    ResponderExcluir