sábado, 8 de agosto de 2009

Sagrada Laicidade

Consta na Constituição do Brasil: Quem demonstrar racismo, seja contra qualquer  ser  humano, sejam brancos - negros - amarelos, enfim de qualquer etnia ou religiões, será preso e julgado, sem direito a indenização. [Não exatamente como está escrito, mas o espírito é o mesmo] - A democracia, não se sustenta apenas sobre os três pilares; Executivo - Legislativo e Judiciário, mas também, advogar pelos direitos Humanos e sustentá-los com o rigor da lei.

Mas infelizmente países democráticos que se dizem laicos, não costumam, obrigar seus cidadãos a respeitar a lei maior que é a Constituição. Querem exemplos? Aí vai; O leitor Beni Sutiak (S.Paulo-SP) -Painel do Leitor da Folha de S.Paulo de hoje, escreve; abaixo do titulo - Símbolos - "O professor Antônio Jorge Pereira Jr.(Painel do leitor 6/8) se sente perseguido por um ser anticatólico diabólico”. E dramatiza ao alertar para o direito de serem inexistentes se sobrepondo ao bem que a maioria recebe pela presença daquela imagem.

Ora, um judeu se sentiria bem mais reconfortado pela imagem da estrela de David, um muçulmano, pelo crescente e a estrela,  um budista, pela imagem de Buda, etc.

Eu, [eu também] por exemplo, não me sinto estimulado a ser "mais paciente, cortês, solidário e forte”, ao ver a imagem da cruz. A exibição dela no Congresso Nacional, Assembléia Legislativa e tribunais poderia ser vista como propaganda da Igreja Católica. E o mínimo que a igreja poderia fazer, seria pagar pelo uso espaço.

Mais abaixo; o leitor Luís Kehl - (Piracicaba-SP) escreve: "Concordo inteiramente com a retirada de todos símbolos sagrados dos estabelecimento do Estado laico, para que fique bem claro, que Deus não tem nada a ver com os descalabros que são cometidos aí pelos seus adversários”.

Finalmente, termino com a opinião do leitor, Eduardo Pannunzio - (São Paulo-SP). Acertadíssimo o artigo de Roberto Livianu ontem(`Sagrada Laicidade`). Ao Estado cabe assegurar a liberdade de religião, mas jamais privilegiar, defender ou adotar como própria determinada crença. É constrangedor, portanto, o que ocorre em algumas cidades, como Sorocaba, que autorizou a instalação em área publica de placa com os dizeres “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”.

"Minha observação": <Se todas cidades do Brasil; tivessem um Sr. Roberto Livianu, que fizesse a mesma observação, com o titulo; Sagrada Laicidade, - e escrevesse em baixo; "Ao Estado cabe assegurar a liberdade de religião, mas jamais privilegiar, defender, ou adotar como própria determinada crença", deveria ser uma lei votada no Legislativo, e levada ao poder judiciário, para aprovação, e aprovada, levada ao poder Executivo, para executá-la, com a assinatura do Presidente da Republica, O Brasil, seria um país laico de verdade, não de mentirinha!

Mas sobre o Senado, são varias opiniões, "não necessariamente conflitantes!

O leitor Luiz Nicolau (Campinas-SP) escreve; "Mais uma cena ridícula, estapafúrdia, grotesca totalmente inadequada. É impressionante a falta de respeito de alguns senadores com o Brasil e sua Constituição. Mas acho que nem tudo está perdido, pois temos ainda parlamentares dignos de respeito, com a conduta ilibada e comportamento exemplar.(Obs: cito alguns Senadores; Jarbas Vasconcelos, Pedro Simon, Sergio Guerra, e o amazonense Arthur Virgílio, batalhador pela CPI da Petrobras, uma "espinha" atravessada nos partidários do Planalto, que procuram de todo modo tirá-la a qualquer custo de suas gargantas; e bolsos,pois, recursos milionários desviados dessa grande Empresa, precisam ser explicados, se é que podem; mas gastos do Planalto para manter recursos secretos, abastecerem os mensalões dos parlamentares, para apoiarem  o Governo, investir em campanhas publicitárias e politicas, e apoiarem a candidatura da Ministra Dilma Rousseff a presidência da Republica, para suceder o Presidente Lula, "deve ser um desejo secreto, de Lula e Ministros de varias pastas e parlamentares de vários partidos, que têm muito á explicar,"com raríssimas exceções de praxe" á nós cidadãos brasileiros, contribuintes e eleitores."

Mais uma observação; Se a CPI da Petrobras for instalada, seus membros como 'juízes bem qualificados", e feito o julgamento, muitas cabeças poderão cair, esse é o medo dos parlamentares,que lutam para que a CPI não seja instalada. Muita sujeira, lama e podridão virão a tona, e cabeças também!

Finalizo, com o comentário do leitor - Afonso R. Welter(Londrina-PR)- "Falta de decoro não é um senador chamar outro de `cangaceiro`. Falta de decoro é um elemento daquele local tratar outro por "Vossa Excelência".

É uma vergonha para o Brasil e nós brasileiros, ter no seio, no plenário do Congresso tais "criaturas", mas seremos vingados nas próximas eleições, extirpando esses "tumores", tenham certeza, eles sabem...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário