sábado, 15 de agosto de 2009

Uma experiência perigosa!

"Um professor americano que simulou um regime nazista na sala de aula fala à Folha sobre as conseqüências da lição"

A colunista da reportagem local, Cristina Fibe fala sobre um filme "A Onda" filme que estréia na próxima sexta no Brasil, transfere para Alemanha o experimento que quase acabou em tragédia nos EUA.

Será possível um regime como o nazista emergir hoje, no Brasil ou em qualquer país democrático? Para provar que sim o jovem professor usou como cobaia um grupo de adolescentes, nos anos 60, e transporta projeto para a Alemanha atual.

O original aconteceu em Palo Alto, Califórnia em 1967. Em uma aula de história, um estudante questionou a responsabilidade do povo alemão pelas ações do Terceiro Reich. O professor fez uma pequena simulação para que entendessem o que é ter que seguir as instruções de um líder maníaco.

Primeiro ensinou postura, respiração correta e respeito à autoridade.

No dia seguinte, ensinou aos estudantes; disciplina e noção de grupo. O mestre deu à classe um nome - A Terceira Onda. Mais tarde um slogan, uma saudação, um cartão de "sócio" {juventude hitlerista] e até uma "policia" de estudantes para vigiar as ação uns aos outros. Chegou a fazê-los acreditar que “A Onda” extrapolava a sala de aula, num movimento que iria dominar o país e talvez o mundo.

Por telefone, o professor Ron Jones, 68, contou; "era muito gratificante ver a maior parte dos alunos se envolvendo,tomando as rédeas. Eles saiam para entregar panfletos, agregar nomes. E isso aí explodiu. Em cinco dias o numero de membros na classe dobrou de 25 para 50. Fora de lá, o movimento chegou a reunir mais de 300 adolescentes, segundo Jones, e silenciar vozes dissidentes à força. Uma criança perdeu a mão construindo explosivos. “Era uma criança perdida, perigosa”. Foi aí que o professor percebeu que tinha ido longe demais. Para decepção geral, fez um discurso no qual revelou a farsa e teve que apelar para o bom senso." Dois anos depois da "explosão" o americano foi demitido, e proibido de lecionar em escolas publicas."

Hoje ensina poesia a deficientes mentais, escreve e ministra palestras.

Ron Jones, demonstrando arrependimento, disse: "Nunca faria isso de novo. Coloquei alunos em perigo”. Esse tipo de experimento é util para mostrar, Quão facilmente nos tornamos vitimas desse tipo de "coisa"

Líderes nazistas experimentaram e estão pagando até hoje o repudio da civilização.

Um comentário:

  1. Se um professor conseguiu manipular uma comunidade, de uma forma tão simples, imagine as barbarodes que politicos experientes, mal intencionados e desonestos são capazes de fazer com uma população maioritariamente despreparada e imatura.

    ResponderExcluir